Nos bastidores dos filmes

Este é o papel do Diretores

Muitas coisas devem acontecer para que um espectador vá ao cinema assitir a um filme. A realização de um projeto audiovisual envolve muitos recursos - econômicos e humanos -, planejamento e tempo. Cada um dos integrantes do projeto cumpre um papel particular e essencial para a realização da obra, mas há um personagem cuja presença no set do filme é da maior importância: o Diretor.

Qual é a responsabilidade deles? Devem ser capazes de conduzir a equipe de trabalho na decisão final quanto a cada parte que compõe o projeto - figurino, fotografia, atores, som, entre outros - para que cada elemento flua harmoniosamente e uma única ideia seja expressa no telão. Em outras palavras, eles têm a mais alta hierarquia na tomada de decisões e uma grande responsabilidade de fazer tudo funcionar corretamente. Durante um dia de filmagem, eles devem tomar várias decisões em tempos extremamente curtos, sempre mantendo seu objetivo final em mente.

O diretor deve compreender perfeitamente a linguagem cinematográfica, que pode ser definida como a forma como um filme é contado. A ideia é que transmita sua própria visão, seu próprio ponto de vista sobre a história que vão contar e planeje com antecedência como fazê-la. Para isso, devem conhecer profundamente os personagens, suas histórias, ditar como serão os planos, as tomadas, os tons, a intensidade das performances, a música que acompanhará as cenas, o som - ou a ausência dele. Eles também decidem junto com os editores quais cenas farão parte do corte final, ritmos e sequências. Cada decisão terá um impacto positivo - ou negativo - no filme, então a pressão é muito grande.

É uma das funções mais difíceis de cumprir. Portanto, só podemos admirar grandes diretores como Martin Scorsese, Alfred Hitchcock, Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Christopher Nolan, Yorgos Lanthimos, Michael Mann, Ridley Scott, Guillermo del Toro, Tim Burton, Clint Eastwood, Pedro Almodóvar, entre muitos outros .

 

Imagem: Google

Design by BUPPIT
Subscrever Newsletter
o
Subscrever Newsletter

Gracias por suscribirse!