O dia da diversidade cultural

Uma data importante para os territórios latino-americanos

Cristóvão Colombo descobriu a América em 12 de outubro de 1492. Enquanto no velho continente a Espanha festeja a data nacional conhecida como "Dia dos Hispânicos", do outro lado do Oceano Atlântico, não comemoramos sua chegada, mas sim às pessoas que habitaram as terras antes do desembarque.

Esta data foi conhecida como "Dia da Raça" por muitos anos, mas seu nome foi mudado em vários países nos últimos anos com o objetivo de destacar a diversidade indígena em relação à cultura imposta pelos colonizadores espanhóis e promover a reflexão histórica e o diálogo intercultural sobre os direitos dos povos indígenas. Desde 2019, é conhecido como “Dia dos Povos Indígenas e Diálogo Intercultural” no Peru; " Dia da Diversidade Cultural Americana" na Argentina desde 2010; “Dia da Descolonização” na Bolívia desde 2011; e "Encontro de Dois Mundos" no Chile.

Qual filme podemos assistir neste dia?

Uglydolls conta uma bela mensagem de diversidade através de uma aventura animada e muito colorida para toda a família. Quando Moxy (Aline Wirley), uma boneca alegre que mora em Uglyville, descobre que é aqui que vivem todas as bonecas defeituosas que não foram escolhidas para compartilhar a vida com uma criança, ela decide mudar de sorte. É assim que junto com seus amigos Boi, Lucky Bat, Uglydog (Rincon Sapiência) e Babo, eles empreendem uma viagem ao "Instituto da Perfeição" onde enfrentarão o vilão Lou (João Côrtes), que os fará passar por inúmeros testes - onde muitas vezes serão ajudados por uma boneca aparentemente perfeita chamada Mandy (Paula Lima) - para determinar se eles atendem aos requisitos de “perfeição” para viver com uma criança.

Um excelente filme para refletir sobre o fato de que não existe a verdadeira “perfeição”, que a imagem refletida pelo espelho não é o que importa, que somos todos iguais e que nossas diferenças nos tornam únicos.

Imagem: Google

Design by BUPPIT
Subscrever Newsletter
o
Subscrever Newsletter

Gracias por suscribirse!